A fim de solucionar situações emergenciais, mas também de promover impactos mais profundos, as ONGs, com o caráter de sociedade civil organizada, assumiram uma posição importante no país.
Passaram a contribuir efetivamente com o desenvolvimento do país, promovendo atitudes sustentáveis e visando a garantia dos direitos básicos e da vida, como saúde, moradia, cultura e, claro, educação.
Com isso, listamos algumas Organizações conhecidas e que transformaram a vida de milhares de pessoas.
PÉS LIVRES

Escola Tanzânia.
Foto: ONG Pés Livres


Escola Tanzânia.
Foto: ONG Pés Livres


Escola Tanzânia.
Foto: ONG Pés Livres
A ONG Pés Livres surgiu em 2015, quando a Lu e o Rafa viajaram para a Tanzânia como turistas para escalar o Kilimanjaro.
Incomodados com o grande contraste entre a beleza da montanha e a pobreza do lugar. Decidiram então fazer alguma coisa, além do turismo, como forma de retribuir o povo que os recebia. E começaram na Tanzânia.
Aqui no Brasil, ainda antes de embarcar, venderam cookies na rua e aos amigos e, com o dinheiro arrecadado, conseguiram realizar um café da manhã e um almoço especial para 250 crianças em uma escola não governamental em Moshi, Tanzânia. Durante o mês que estavam lá, em novembro de 2015, trabalharam como voluntários nessa mesma escola e em orfanatos.
E foi aí que se apaixonaram pelo lugar, pelas crianças, pelas pessoas.
Junto com a amiga e professora Neema, criaram o Grace Wisdom Foundation (nome escolhido pela própria Neema), uma escola pré-primária para crianças de 2 a 6 anos, localizada em Moshi, ao norte da Tanzânia.
A escolinha funciona como uma creche e, atende hoje, 55 crianças na comunidade. Parte do custo da escola como aluguel, água, luz, salário das professoras e das cozinheiras, material escolar e duas alimentações diárias é mantida pela Livraria Solidária. Outra parte é mantida pela doação de padrinhos que contribuem mensalmente.
Conheça mais e saiba como apoiar este lindo projeto.
GRAMACHINHOS


Gramachinhos.
Foto: Projeto Gramachinhos


Gramachinhos.
Foto: Projeto Gramachinhos


Gramachinhos.
Foto: Projeto Gramachinhos
Em 2013 surgiu o Projeto Gramachinhos, uma instituição formada por voluntários inconformados com a situação do Antigo aterro sanitário de Jardim Gramacho/RJ, que, com o fechamento, deixou seus moradores sem sua principal fonte de renda (reciclagem), em um imenso bolsão de miséria.
Desde então, o Projeto Gramachinhos atua na área de erradicação da fome, na educação infantil, assistência social, cultura e lazer aos residentes no aterro sanitário de Jardim Gramacho e seus arredores, com a finalidade de minimizar as desigualdades sociais e garantir o exercício da cidadania de seus moradores. Assim, para alcançar seus objetivos, a ONG distribui mais de 230 cestas básicas mensais às famílias daquela localidade, em estado de extrema pobreza; oferecemos aulas de reforço escolar, aulas de alfabetização, aulas de inglês, espanhol, violão, arte e musicalização infantil, com o já bastante conhecido Coral Gramachinhos.
Os doadores e os voluntários são sempre bem-vindos a fazer uma visita física, caso queiram nos ajudar ou trabalhar no projeto, que tem sede operacional na Rua da Esperança, 17, Jardim Gramacho, em Duque de Caxias.
Conheça mais e saiba como apoiar este lindo projeto.
MISSÃO ÁFRICA


Moçambique.
Foto: Missão África


Moçambique.
Foto: Missão África


Moçambique.
Foto: Missão África
A Missão África foi fundada em 2012 logo após uma viagem que uma de nossas fundadoras fez em Moçambique a convite de uma instituição local. Assim que retornou ao Brasil, juntou com alguns amigos e fundaram a ONG Missão África, com o intuito de transformar a realidade de pessoas que vivem em situação de miséria e vulnerabilidade.
A Missão África tem sua sede na cidade de Uberlândia-MG e atualmente temos trabalhos sendo realizados no Brasil e em Moçambique.A Missão África tem sua sede na cidade de Uberlandia, Minas Gerais e atualmente tem trabalhos sendo realizados no Brasil e em Moçambique. Todos corpo diretor da ong exerce sua função de maneira voluntária.
Conheça mais e saiba como apoiar este lindo projeto.
REFÚGIO 343


Refugiados.
Foto: Refúgio 343


Refugiados.
Foto: Refúgio 343


Refugiados.
Foto: Refúgio 343
O Refúgio 343 é uma organização humanitária, dedicada à resposta do maior desafio migratório na história do hemisfério ocidental. Resgatamos famílias venezuelanas refugiadas no Brasil, através do processo de interiorização. A interiorização é uma estratégia de deslocamento planejado para outros estados brasileiros. Nossa missão é promover a reinserção socioeconômica dessas famílias no território nacional.
Trabalhamos em parceria com as principais organizações envolvidas na resposta a esta crise, entre elas a Fraternidade Sem Fronteiras, Forças Armadas Brasileiras, OIM, ACNUR, AVSI Brasil, entre outras.
Desenvolvemos mecanismos seguros para interiorização das famílias, ativando a sociedade civil e empresas em um sistema claro de acolhimento.
Conheça mais e saiba como apoiar este lindo projeto.
Conheceu um pouco de cada? Siga o perfil delas no Instagram e saiba como apoiar.
Forte Abraço!


Luciana de Paiva é formada em Engenharia Ambiental, Engenharia de Segurança do Trabalho, Especialista em Gestão da Qualidade. Apaixonada por ações sociais e empreendedorismo. Se tornou empresária em 2020 e logo iniciou os estudos na área.
Leave a reply