Quem conhece a Olga Store sabe o quanto a sustentabilidade é importante para nós. Além do nosso propósito em ajudar pessoas em vulnerabilidade social, também nos preocupamos com o Meio Ambiente.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), nos primeiros meses da quarentena foi registrada uma queda da produção de lixo de 6% em Abril e de 9% em Maio. Em Junho, houve um ligeiro aumento (2%) dos resíduos em geral e de 30% no descarte de materiais recicláveis. Segundo o presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho, esse padrão tem se mantido, com um aumento de cerca de 30% no volume de material reciclável descartado.
Em 2020, a Associação Brasileira de Papelão Ondulado (ABPO) informou que de Junho a Setembro o setor cresceu 15,4% em relação ao mesmo período de 2019. Com o aumento do número de casos do COVID19, milhares de lojas físicas se viram obrigadas a fecharem as portas e migrarem seu modelo de negócio para o digital. Com isso, a procura por embalagens de papelão para o e-commerce aumentou significativamente.
Um terço do lixo doméstico é composto por embalagens. Cerca de 80% delas são descartadas após usadas apenas uma vez! Como nem todas seguem para reciclagem, este volume ajuda a superlotar os aterros e os CTRs (Centros de Triagens de Resíduos).
A produção da embalagem requer gasto de energia e de matérias primas. Existem casos em que a produção gera subprodutos nocivos e poluição. O papel é um exemplo de material com elevado custo ambiental de fabricação. Sua matéria prima é madeira reflorestada, sua fabricação usa produtos químicos agressivos, consome energia e gera grandes volumes de efluente líquido.
Além dos problemas ecológicos, você já pensou no impacto das embalagens no Meio Ambiente e o quanto isso significa na sustentabilidade de uma empresa? Será que não faria mais sentido em um país rico em recursos e belezas naturais diminuir a exuberância de uma embalagem que vai para o lixo em troca de redução de preço?
Usamos embalagens reaproveitadas a fim de reduzir a geração de resíduos e o consumo de energia na confecção de novas embalagens. Caixas novas agregam custo ao produto e é mais um resíduo a ser descartado. Para nós da Olga Store, a função da embalagem é preservar e proteger o produto, o melhor mesmo, é o que vem dentro dela.

Foto: Olga Store


Foto: Olga Store


Foto: Olga Store
Vale lembrar sobra a Política dos 5R’s: REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.
Esperamos que, a partir desse post você pense em como estão seus hábitos de consumo e como é a responsabilidade socioambiental das últimas empresas em que adquiriu algo. Um forte Abraço!


Luciana de Paiva é formada em Engenharia Ambiental, Engenharia de Segurança do Trabalho, Especialista em Gestão da Qualidade. Apaixonada por ações sociais e empreendedorismo. Se tornou empresária em 2020 e logo iniciou os estudos na área.
Leave a reply